FRUTAS TROPICAIS

Na sua viagem ao Brasil, não só desfrutarão das belezas naturais do país, como também provarão os deliciosos sabores de sucos de várias frutas. Para que conheçam melhor essas maravilhas da natureza, lhes damos informações básicas que seguem abaixo:

 


Goiaba

Essa fruta rica em vitamina C, contém boa quantidade de potássio e ferro. Pode-se consumir como fruta, suco, doce ou geléia. Na cosmética usa-se também para a beleza da pele.


Abacaxi

Essa fruta tropical, conhecida em todo mundo, pode ser consumida fresca, como suco e, como os brasileiros fazem, junto a certos pratos de carne. Excelente no aporte de calorias e elevada porcentagem de carboidratos, regula a função intestinal e impede o desenvolvimento e crescimento de certas bactérias de putrefação, pois é levemente laxante. Rico em numerosos sais como: cálcio, magnésio, ferro, cobre, etc., que são necessários na formação dos dentes, ossos e para vitalizar os órgãos de crescimento das crianças. Seu efeito anti-escorbuto, é provavelmente o mais importante na medicina infantil, e por isso considerado altamente recomendado para a saúde das crianças. O ferro contido nessa fruta, forma a hemoglobina do sangue e estimula a função dos órgãos que a produzem.


Mamão Papaia

Rico em vitamina C. Como outras frutas de cor alaranjada, é excelente fonte de betacarotenos. Igualmente ao abacaxi, contém enzimas que favorecem a digestão. Meio papaia proporciona as necessidades diárias de vitamina C de um adulto, ao mesmo tempo que aporta pequenas quantidades de cálcio e ferro. Essa fruta contém papaína, enzima similar a pepsina humana, que desdobra as proteínas e favorece o processo digestivo. A papaína tem propriedades analgésicas, e seu uso médico tem sido aprovado para acalmar a dor de infecções da espinha dorsal.


Acerola

A acerola é um arbusto originário das Antilhas e da América Central, que em meados da década de 90, saiu do anonimato ao chamar a atenção para o grande conteúdo de vitamina C de seus frutos. Eles são de cor vermelho intenso, com três sementes e 1,5 a 2,5 cm de diâmetro. É consumido fresco, ou em sucos obtidos da fruta congelada. Também se fazem geléias, licores e refrescos. Se usa a polpa para enriquecer outros sucos com suas vitaminas. A pasta que se obtém de seus frutos verdes, utiliza-se para a fabricação de cápsulas de vitaminas.


Caju

É excelente fonte de vitamina C. Utiliza-se na medicina caseira como vermífugo, diurético e anti-inflamatório. A noz do caju torrada, é de grande interesse do mercado mundial, devido a seu grande valor nutritivo. Essa pode ser consumida com ou sem sal, ou ser usada no preparo de doces, farinhas, etc.


Manga

Com seu perfeito cheiro e sabor, é conhecida como a rainha das frutas tropicais. Ideal para a saúde, pois contem vitaminas B, C e E, ferro, potássio, cálcio e fósforo. Aparte de ser consumida como fruta, utiliza-se em saladas de frutas e nas saladas verdes. É um suco fundamental para os brasileiros.


Açaí

É uma fruta típica do norte do Brasil. Além da vitamina A, contém minerais como o cálcio, fósforo e ferro. Consome-se como suco, doce e sorvetes. Como dá muita energia, quando os brasileiros se sentem cansados, vão a uma casa de sucos para tomar um suco de açaí.


Carambola

É uma fruta bonita, interessante e com aparência diferente. Quando se corta do centro para dentro, horizontalmente, toma forma de estrela. É muito saudável por conter as vitaminas A, C e B. Seu suco se usa para baixar a febre. Suas folhas amassadas, são úteis para a picada de insetos.


Abacate

É uma fruta rica em vitamina A e potássio. Entre todas as frutas é a mais contêm proteínas em uma proporção de 110 gramas para cada 2 gramas. Além disso, contém vitamina C, E e B6, magnésio e ferro. Pode ser consumida crua, adicionando açúcar, ou em saladas verdes, e outros pratos. No Brasil geralmente é consumido com leite e mel, batidos no liquidificador.


Maracujá

É muito rica em vitaminas B, C e minerais. Pela substância chamada passiflorina, tem efeito calmante. É comum oferecer suco de maracujá para pessoas nervosas, ou a bebês que não param de chorar. Os americanos a chamam de “fruta da paixão”, por seu efeito tranqüilizante e favorecimento ao romantismo.