A CULINÁRIA BRASILEIRA

 

A cozinha brasileira, rica em especialidades regionais, nasce de uma fusão de várias culturas: a indígena, a africana e a que deriva das tradições gastronômicas européias, sobretudo a portuguesa. Aos pratos e bebidas comuns, se adicionam as cozinhas locais como a gaúcha no sul, a mineira no sudeste e a da Bahia no nordeste. Além dos frutos do mar, se consome muita carne de vaca e galinha. A carne de porco por ser muito gordurosa, fora algumas refeições, se consome menos. Se usa sempre na preparação de salames, salsichas, e lingüiças. 

No sul particularmente, na região da fronteira argentina, se consome também carne de ovelha.

 

Bebidas alcoólicas: A bebida nacional do país é a cachaça, um licor destilado da cana de açúcar. Misturando suco de frutas à cachaça, se faz uma bebida saborosa mas muito forte. A mais famosa das batidas e a mais querida pelos que visitam o Brasil e seus habitantes locais, é a Caipirinha, feita de limão, cachaça, açúcar e gelo. Em todas partes do Brasil, também se consome muita cerveja.É leve e excelente.

Sucos de frutas: Além da água de côco, os sucos de frutas tropicais são muito bons e muito consumidos. Na página seguinte, podem encontrar informação sobre frutas tropicais.

Alguns pratos típicos da culinária brasileira:

Rio de Janeiro: Feijoada - O arroz branco, o feijão preto e a farinha de mandioca (farofa), são a base do prato nacional por excelência, a feijoada, uma saborosa comida com feijão, carnes defumadas, que leva pimenta, couve e pedaços de laranja.

Fortaleza: Casquinha de siri - é uma concha recheada de uma mistura de peixe e frutos do mar, tais como camarão, lagosta e caranguejo com purê de batatas e queijo ralado. Geralmente se consome nas praias com uma cerveja bem gelada. 

Salvador: Vatapá - de origem africana, é um prato de mariscos com leite de côco, aipim e azeite de dendê. Serve-se com arroz branco. 

Caruru - também de origem africana, tem base vegetal: feito com quiabo, camarão, cebola, sal e pimenta em uma pasta de gojmbo (uma fruta), tudo preparado no azeite de dendê. Serve-se com a garoupa (peixe). 

Tacacá - prato indígena, trata-se de camarões descascados, preparados com mandioca, pimenta e jambu. É uma sopa densa de cor amarela.

Rio Grande do Sul: Churrasco - Se você gosta de carne, ficará muito feliz em comer em uma “churrascaria”. Peça ao seu guia que lhe leve a uma. Terão uma boa surpresa. E por isso não falaremos mais.