PEIXES

Como todo Brasil, a região do Pantanal está repleto de espécies diferentes de plantas, mamíferos, aves, répteis, moluscus e o que nos mais interessa: peixes e mais peixes!

Nesta página, iremos conhecer os principais peixes de valor econômico e os mais interessantes para a pesca esportiva no Pantanal. 


Piranha (Pygocentrus nattereri)

A lendária assassina das águas sul-americanas é o mais feroz peixe e água doce que conhecemos no Brasil. Não alcançando tamanhos muito além dos 50cm., vive em cardumes que atacam outros peixes que se aventuram em suas águas com grande agilidade. É pescado em várias regiões do Brasil, sendo o Pantanal e a Amazônia seus principais hábitats. É também muito apreciado na culinária típica do Mato Grosso onde se preparam caldos e sopas com supostos poderes afrodisíacos.


Dourado (Salminus maxillosus)

Peso médio: 10-12 kg. Tamanho mínimo de captura exigido por lei: 55 cm

Época de pesca: Abril/Outubro. Isca: Peixe vivo e coração de boi.

Carnívoro voraz, alimenta-se de qualquer espécie de peixe, inclusive de pequenas aves, embora prefira lambaris e sardinhas. É das espécies mais atraentes para a pesca esportiva pela disposição de luta, beleza e pela exuberância de sabor. 


Pacu (Colossoma mitrei - Piaractus mesopotamicus)

Peso médio: 10-12 kg. Tamanho mínimo de captura exigido por lei: 45 cm.

Época de pesca: Ano todo. Isca: Massa, peixe, milho cozido, carangueijo.

É espécie por demais representativa para a pesca e aquicultura brasileiras. Ocorre no Pantanal Matogrosense com grande generosidade, chegando a alcançar mais e 70cm. de coprimento. É peixe omnívoro que se alimenta de frutos e folhas além de outros peixes. Sua coloração pode se alterar quanto aos tons devido o ambiente.  


Pintado (Pseudoplatystoma corruscans)
Peso médio: 20 kg. Tam. mín. de captura exigido por lei: 85 cm.
Época: Ano todo. Isca: Minhocuçú, peixe vivo, rã, tuvira.
O pintado é uma das mais importantes espécies de água-dôce do Brasil, quer pela procura exercida por pescadores esportivos, quer pela excelência de sua carne. Pode alcançar mais de 1m de comprimento chegando aos 40Kg. de peso. 

Barbado (Pinirampus pinirampu)

Peso médio: 6 kg. Tamanho mínimo de captura exigido por lei: 60 cm.
Época: Ano todo. Isca: Minhocuçú, filé de peixe, traíra, tuvira.

Bagre pantaneiro que pode alcançar mais de 80cm e alimenta-se de outros peixes. Tem barbelas muito grandes e não possui os raios das nadadeiras endurecidos, o que lhe diferencia de outras espécies de bagres. Ainda que não ocorra em grandes quantidades, sua importância está assegurada principalmente por seu porte, não sendo desprezado pela pesca esportiva. 


Jurupoca (Hemisorubim platyrhychos)

Peso médio: 3 kg.
Época: Ano todo. Isca: Minhocuçú, filé de peixe

Muito apreciado na região do Pantanal Matogrossense, a jiripoca é pescado principalmente entre a vegetação aquática que cresce nas margens dos rios pantaneiros. Não ultrapassa em muito os 50cm de comprimento.