Salvador

 

Dados

Área 707 Km2
População 2.631.831 (2004)
Código de Área 071
Fuso Horário GMT -3 horas
Voltagem 110 V

 

Temperaturas Médias

Mês Janeiro Abril Junho Setembro
ºC ºC ºC ºC
Mais alta 30,4 29,9 27,1 30,0
Média 26,9 26,8 24,6 26,3
Mais baixa 24,4 24,1 22,8 23,5

 

Salvador da Bahia, está banhada pelo oceano Atlântico, e ocupa quase 1000 km de costa, duas grandes baías e mais de cem ilhas. Localizada sobre um falésia com vista para a Bahia de Todos os Santos, é a baía mais navegável e a favorita dos brasileiros para a prática de esportes náuticos.

Realmente é um paraíso tropical, um dos lugares mais belos ao sul do Equador, que oferece numerosas possibilidades para os turistas e excursões de todos os tipos.

 A Bahia é uma das cidades mais alegres do mundo, onde tudo acontece em suas ruas. É a terra da felicidade, com 1000 km de praias para todos os gostos, com suas águas transparentes. Neste lugar começou a história do Brasil, representada nos museus, nos palácios, nas igrejas centenárias, exemplos de arquitetura colonial barroca e rococó dos séculos XVI, XVII e XVIII.

Esses monumentos de grande valor histórico, representam a vida durante a época da colônia do império, e agora está sob tutela da UNESCO enquanto patrimônio da humanidade. O centro de Salvador está dividido em dois: a Cidade Alta (centro histórico), e a Cidade Baixa (centro comercial). A primeira reflete a parte histórica, e se encontra numa colina, com edifícios do século XVII, e três bairros coloniais: Terreiro de Jesus, Pelourinho e Anchieta. São bairros cheios de igrejas, conventos, antigas instalações governamentais, comércio, etc. Essa Salvador tão impregnada no coração dos baianos, é a principal porta de entrada no nordeste dos turistas estrangeiros que a visitam cativados pelo seu encanto, sua estrutura hoteleira e por um conjunto arquitetônico que tem seu centro mais expressivo no Pelourinho.

 

Pelourinho, que é Patrimônio da Humanidade, se transformou em mercado do turismo: são inúmeros restaurantes, bares, galerias de arte e lojas. Pode-se passar todo um dia subindo e descendo suas ladeiras, e a noite, divertir-se no calor de sua vida noturna. Alguns espetáculos são gratuitos. No “Pelô”, como o chamam carinhosamente os baianos, o centro histórico é o maior conjunto de arquitetura colonial da América Latina, depois de anos de restauração.

 

A igreja baiana mais popular é sem dúvida a do Senhor do Bonfim, aonde todos os anos na segunda quinzena de janeiro, baianas com trajes típicos, lavam suas escadas. Erguida sobre uma colina, um século depois de sua conclusão em 1772, foi revestida de azulejos brancos portugueses, sua fachada é de estilo rococó e seu interior, neoclássico.


Recife
Recife
São Paulo
São Paulo