Manaus

 

Dados

Área 11.401 Km2
População 1.592.555 (2004)
Código de Área 092
Fuso Horário GMT - 4 horas
Voltagem 220 V

 

Temperaturas Médias

Mês Janeiro Abril Junho Setembro
ºC ºC ºC ºC
Mais alta 29,9 31,8 30,3 32,6
Média 25,6 26,6 26,6 28
Mais baixa 22,6 23,5 21,1 23,5

 

 

Nos primeiros anos do século XX, a cidade de Manaus, capital do Amazonas gozou de grande opulência e foi o centro cultural mais importante do norte do Brasil. Os antigos “senhores da borracha”, sonhavam em transformá-la em uma cidade de estilo europeu, e chamaram-na de “Paris dos Trópicos”.

A arquitetura de suas mansões, confirma o luxo e a ostentação em que viviam seus habitantes.

O reflexo desse período de prosperidade se encontra em monumentos de Manaus, como o Teatro Amazonas, inaugurado em 1896. Construído com materiais e artistas trazidos da Europa, sua nave central em forma de harpa, tem capacidade para 640 espectadores. Em 1965 foi declarado patrimônio nacional, e em 1996, foi reinaugurado depois de ampla reforma.

A cidade também preserva verdadeiras réplicas de edificações inglesas, como o dique flutuante do porto e seus edifícios adjacentes.

O Palácio da Justiça, sem dúvida, possui rasgos da arquitetura francesa. Muitas construções como o Mercado Municipal, sofreram influência do estilo art nouveau.

 

 

Outro exemplo da arquitetura da época é o Palácio do Rio Negro, antiga sede do governo do estado.

Com o fim do ciclo da borracha, a capital entrou em decadência e só reiniciou seu desenvolvimento na década de 50.

O marco dessa nova etapa, é o ano de 1967 quando se criou pelo governo federal, a Zona Franca de Manaus.

A partir desse momento, a capital do Amazonas vem passando por grandes transformações, e se converteu em importante centro industrial de fabricação de materiais eletro-eletrônicos.

Um de seus pontos mais solicitados, é a praia de Ponta Negra, a 13 km do centro da cidade, onde no refluxo, as areias avançam sobre o leito do rio Negro, formando um belíssimo contraste com as águas escuras.

Outro lugar digno de menção, é o bosque do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), complexo formado por um Jardim Botânico, rico em espécies da flora da região Amazônica, e um Jardim Zoológico com animais nativos, alguns em perigo de extinção.

Para o visitante que deseje aprofundar na história e no estilo de vida do homem amazônico, a capital reserva importantes museus: o do índio, com grande acervo de objetos das nações indígenas do alto do rio Negro; o de Ciências Naturais da Amazônia, onde se pode encontrar grande variedade de insetos e animais dissecados; o do Homem do Norte, com coleções de objetos que traduzem o modo de vida, costumes e a cultura do habitante local; e o do Porto, com peças históricas, documentos , mapas e instrumentos dos ingleses que edificaram a zona portuária.

 


Maceió
Maceió
Natal
Natal