Brasília

 

Dados

Área

5.802 Km2

População

2.282.049 (2004)

Código de Área 061
Fuso Horário GMT -3 horas
Voltagem 220 V

 

Temperaturas Médias

Mês Janeiro Abril Junho Setembro
ºC ºC ºC ºC
Mais Alta 28,8 28,8 27,8 32,4
Média 21 20,7 18,2 21,4
Mais Baixa 16 11,2 9,8 10

Debaixo de um céu intensamente azul da meseta central do Brasil, se construiu em dois mil dias para ser o centro do poder do país.

Inaugurada pelo ex presidente Jucelino Kubitschek em 21 de abril de 1960, a capital brasileira é a mais conhecida entre as cidades planejadas nesse século, e um marco do urbanismo contemporâneo e da arquitetura moderna.

Em sua história se destaca o então presidente JK, que instituiu o concurso para escolher o projeto da cidade, e empreendeu os maiores esforços para vê-la construída em sua gestão. O urbanista Lúcio Costa foi o ganhador do concurso e ideólogo do plano piloto de Brasília, e o arquiteto Oscar Niemeyer que assina as principais obras arquitetônicas.

Apesar  de contar com pouco menos de quatro décadas de existência, Brasília surgiu de antigos sonhos. Em 1823, José Bonifácio já havia sugerido seu nome à Assembléia Geral Constituinte do Império, que pensava em instalar a capital federal no interior do Brasil.

Mas, além do sonho visionário, a capital brasileira também foi inspirada na profecia de um santo: em 1883, João Bosco, um padre salesiano que vivia em Turim, na Itália, revelou que surgiria uma nova civilização no centro do país entre os paralelos 15 e 20.

O novo Distrito Federal atraiu trabalhadores de todas as regiões do país, os chamados “candangos”, responsáveis pela construção da cidade. Vinte e sete anos depois de sua fundação, o esforço de milhares de peões obteve o reconhecimento da Unesco, que declarou em 1987 Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Situada na região centro-oeste, em uma extensão cedida pelo estado de Goiás, Brasília está cercada pelos rios Preto ao este, e pelo Descoberto ao oeste. Congrega uma área de 5.822 km2, e uma população de 2 milhões de habitantes. 

Convivem em seus bairros diversas tendências, diplomáticos dos mais distantes países, e funcionários públicos de todos os escalões.

Essa convivência no entanto não elimina os contrastes: as cidades satélites, onde vivem milhares de pessoas, crescem desordenadas ao redor do Plano Piloto, com seus espaços amplos e arborizados, o horizonte ao fundo, os lagos ao norte e sul, e a sucessão de arcos e curvas que compõem a arquitetura da cidade.

Quem visita Brasília não deve deixar de conhecer a Esplanada dos Ministérios e a Praça dos Três Poderes, onde estão o Congresso Nacional (sede do poder Legislativo), o Palácio do Planalto (Executivo), e o Supremo Tribunal Federal (Judicial).

São cartões postais que com o Palácio da Alvorada, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Justiça e o Palácio do Itamaraty, entre outros edifícios, são atrações turísticas.