Belo Horizonte

 

Dados

Área 331 Km2
População 2.350.564 (2004)
Código de Área 031
Fuso Horário GMT -3 horas
Voltagem 110 V

 

Temperaturas Médias

Mês Janeiro Abril Junho Setembro
ºC ºC ºC ºC
Mais alta 27,8 27 24,2 27,1
Média 23,3 22 18,4 22,3
Mais baixa 18,3 16,6 12,1 17

Criada para substituir Ouro Preto como capital do estado de Minas Gerais, Belo Horizonte é uma das poucas cidades planificadas brasileiras. Situada a uma altitude de 858,3 metros, sua construção teve início em 1893 e quatro anos depois era inaugurada com o nome de Cidade de Minas. Ao planificá-la, os engenheiros Aarão Reis e Francisco Bicalho, se inspiraram no plano urbanístico de Washington DC (EUA).

 

Belo Horizonte é a quarta cidade do país em população. Sua região metropolitana está formada por 20 municípios. A capital constitui também uma espécie de portal de entrada às cidades históricas como Ouro Preto e Mariana e às cavernas da Lapinha e de Maquiné.

Por ser uma cidade planificada e também por seus conjuntos arquitetônicos neoclássicos e modernos, Belo Horizonte é um marco para o urbanismo e para a arquitetura no país. Quem a visita não pode deixar de conhecer o conjunto da Pampulha, sede das primeiras e revolucionárias obras de Oscar Niemeyer, o arquiteto brasileiro mais conhecido. Pampulha tem ademais, obras de Cândido Portinari, do paisagista Burle Max e do escultor Ceschiatti. Em seu complexo protegido pelo patrimônio histórico, encontra-se a igreja de São Francisco de Assis, o Museu de Arte de Belo Horizonte, o Iate Club, a Casa de Baile, a Casa de Jucelino Kubitschek, a sede da Fundação Zôo Botânica, o monumento à Iemanjá e os estádios do Mineirão e Mineirinho.

Outra das importantes obras arquitetônicas de Belo Horizonte, é o Palácio da Liberdade sede do governo do estado. Construído no estilo neoclássico, é resultado da influência exercida na arquitetura brasileira, pela missão francesa que visitou o país nos finais do século XIX. Além disso se destacam como lugares a se visitar na capital, os museus de Mineralogia e Histórico e o Palácio das Artes, situado dentro do Parque Municipal, com modernos teatros, cinemas, lojas de artesanato e espaços para exposições de artes plásticas.

Nos arredores de Belo Horizonte, se encontram parques de grande riqueza natural como o de Mangabeiras, situado à 6km da cidade. Se estende por 2,35 milhões de m2, dos quais 900.000m2 são de vegetação nativa. E ainda a reserva natural da Mata do Jambeiro com 912 hectares e vegetação típica da Mata Atlântica. Nela vivem mais de 100 espécies de pássaros e 10 espécies diferentes de mamíferos.