CONHECENDO OS BRASILEIROS

Povo Brasileiro

O Brasil foi anteriormente, América Portuguesa, e após a independência em 1822, constituiu um só Estado. A realidade racial e étnica cultural própria provem de cinco séculos de imigrações de origens diversas (européia, africana e em menor medida, asiática) que se somaram aos nativos da terra. Os colonizadores portugueses misturaram seu sangue com o dos índios nativos e escravos africanos. Durante o século XIX, os imigrantes alemães, italianos, árabes, holandeses, poloneses e japoneses, agregaram novos elementos à essa mistura. Os brasileiros são talvez, o povo com maior mescla de raças do mundo. Essa mistura interessante, ao contrário de muitos países colonizados, devido a não existência de racismo aos que não sejam de origem européia, não só se limitou a cor da pele como também resultou na união de várias culturas, costumes, músicas, comidas e tradições diferentes, proteção e fusão de religiões e matizes culturais. É possível hoje em dia ver na praia alguém com características japonesas dançando samba e comendo comida árabe. Por isso não é possível que a um povo aberto e longe de preconceitos, não lhes goste desfrutar da vida e da diversão. Ao se somar o clima tropical a tudo isso, facilmente se entende porque ficam tão felizes e satisfeitos aqueles que visitam o Brasil.

Carnaval no Rio - A cultura africana

Sul do Brasil - Imigrantes alemães

Imigrantes

O número de pessoas que imigraram ao Brasil, sempre foi superior ao que emigrou. As imigrações começaram com o decreto de Dom João VI, para aumentar a quantidade de pessoas brancas no sul, levando a contribuição de vários povos e suas tecnologias. Além de novas frutas como a uva e a maçã, técnicas modernas de agricultura, industria têxtil, couro, cerâmica e novas bebidas como o vinho e a cerveja, deram espaço a uma mudança na vida cotidiana brasileira.

Os povos que mais imigraram ao Brasil depois dos portugueses, foram os alemães, austríacos, húngaros, eslavos, espanhóis, italianos, japoneses, sírios, libaneses, suecos, holandeses e finlandeses.